Espirros, congestão nasal, secreção nasal e aquosa e coceira nasal e ocular são os principais sintomas de rinite. Definida como a inflamção da mucosa nasal, pode ser causada por alergia, medicamentos tópicos nasais em gotas e infecções virais entre outras causas.
A rinite alérgica é uma reação do nariz quando entra em contato com algum fator, chamado alergeno, que provoque uma reação inflamatória. Os principais alergenos são os ácaros e os fungos. Uma parte importante do tratamento consiste em controle ambiental para evitar a exposição aos fatores desencadeantes. Medicamentos tópicos em sprays e por via oral são muito úteis no controle das crises.
A rinite medicamentosa costuma ser provocada pelo uso frequente de descongestionantes nasais em gotas, como sorinam, afrim, aturgil, etc. No momento do uso ocorre uma retração da concha nasal, estrutura que filtra e aquece o ar inalado, mas com o uso recorrente ocorre uma reação inflamatória na concha que ocasiona seu aumento de volume e conseqüente obstrução nasal. Além de "viciar" o nariz, o uso frequente destes medicamentos pode ocasionar aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas. Desse modo, é muito importante suspender as gotas nasais e iniciar um tratamento clínico ou cirúrgico para redução das conchas nasais.