A maioria dos tumores nasais são processos benignos e usualmente não causam dor. Os mais comuns são o papiloma invertido e o nasoangiofibroma juvenil. A endoscopia nasal permite a visualização das lesões, mas exames de imagem como a tomografia computadoriza e a ressonância nuclear magnética são essenciais para o diagnóstico e avaliação da extensão das lesões
O papiloma invertido usualmente se manifesta com obstrução nasal progressiva, podendo causar infecções crônicas ou recorrentes por obstrução dos seios paranasais. O tratamento é cirurgico, ficando a critério do cirugião optar pela cirurgia endoscópica ( por vídeo) ou aberta. É importante salientar que, por apresentar risco de malignização, sua remoção deve ser completa.
O nasoangiofibroma é mais comum em adolescentes ou adultos jovens do sexo masculino. Por ser uma lesão vascularizada, comumente se apresenta com sangramentos recorrentes. Obstrução nasal unilateral e infecções recorrentes também são sintomas comuns. O tratamento é cirúrgico, endoscópico ou aberto, podendo ser precedido de embolização arterial.
Dr. Afonso Mariante
Médico Otorrinolaringologista
Porto Alegre / RS