
O zumbido é definido como a percepção anormal de um som dentro do ouvido ou da cabeça, que acomete cerca de 20% da população. A principal causa de zumbido é a perda auditiva, no entanto pode ocorrer zumbido com audição normal. Usualmente a perda de audição ocorre inicialmente nas freqüências mais altas, que possuem menor repercussão para a compreensão sonora, porém muitas vezes responsáveis pelo surgimento do zumbido.
Doenças metabólicas, como os distúrbios da tireóide, disfunções da articulação têmporo-mandibular, exposição ao ruído e doenças neurológicas podem estar associados ao surgimento do zumbido. É importante salientar que o zumbido é um sintoma que deve ser investigado para excluir doenças potencialmente graves. Audiometria, BERA e acufenometria são exames audilógicos importantes na avaliação inicial.
O tratamento varia conforme a causa, mas algumas orientações como enriquecimento sonoro (evitar o silêncio) e evitar ambientes ruidosos são úteis para a maioria dos pacientes. Nos casos em que não se identifica uma causa espescífica podemos utilizar uma série de medicamentos dependendo do grau de incômodo e das condições clínicas de cada paciente.
Dr. Afonso Mariante
Médico Otorrinolaringologista
Porto Alegre / RS